segunda-feira, 29 de abril de 2013

A TEORIA DOS CONTRÁRIOS


A TEORIA DOS CONTRÁRIOS
Todos nós - em tese - somos ambiciosos, invejosos, orgulhosos e egoístas e assim por diante, em relação a todas as qualidades negativas.
A virtude está na gradação para mais ou menos dos defeitos, para encontrar o equilíbrio entre o bem e o mal, e tornarmos melhores do que piores, que somos ensinados pela moral e orientados pela Religião.
Não há virtude absoluta, que nem mesmo os Santos atingiram. O homem que é erro à procura da verdade prova a "Teoria dos Contrários", que sustenta que para todo positivo existe um negativo.
Se não fosse assim como poder-se-ia estabelecer a medida entre o amor, o ódio, o belo e o feio, a verdade e a mentira, a inteligência e a burrice e tudo o mais?
___+++___

O sacrifício dos Santos é a maneira egoísta - nascida de um distúrbio psicológico - de exibir a virtude, mesmo sendo pura e sincera.
Sabendo que temos qualidades e defeitos, aprendemos a compreender e perdoar o erro alheio.
Perguntado, como se devia pagar o bem e o mal, disse Confúcio, o grande filósofo chinês: "Devemos parar o bem como bem e o mal com a justiça".
___+++___

Por enquadrar-se na tese em análise permitimo-nos reproduzir nosso pensamento, já divulgado diversas vezes:A consciência é o fiscal de Deus junto ao livre arbítrio".
Ninguém tem culpa  de ser o que é, se não lhe for permitido escolher pais e avós. Dosa cromossomos nasce a semelhança física: dos gens a continuidade do caráter, temperamento e personalidade.
É o poder da lei da genética
__________________________________________
__________________________________________

PARA REFLETIR

SERMÃO DA MONTANHA

Bem-aventurados os soberanos...
porque eles terão de sofrer tantas humilhações até aprender a lição da humildade, e assim deles será o reino dos céus.
Bem-aventurados os que gozam demais, só pensando em si e para além dos limites razoáveis...
porque terão de sofrer necessidade e abandono, até aprender a regra da justa   medida e de amor ao próximo, então serão consolados.
Bem-aventurados os prepotentes, os ferozes, os guerreiros...
porque tanto ficarão esmagados pela prepotência, ferocidades e agressão dos outros, que se tornarão mansos, e então herdarão a terra.
Bem-aventurados os que sustentam e praticam a injustiça...
porque tanta injustiça terão de receber que compreenderão quão duro é ter de estar submetido a ela, e então, por terem aprendido à sua custa a ambicionar justiça, desta serão fartos.
Bem-aventurados os desapiedados...
porque não encontrarão misericórdia, e por demais a invocar para si sem recebê-la, compreenderão a necessidade da bondade e do perdão, alcançando então, misericórdia.
Bem-aventurados os que não são limpos de coração...
porque ficarão tão submergidos na ignorância e na maldade com erros e dores que as seguem, que purificarão o seu entendimento, e então compreenderão a Lei e verão a DEUS.
Alegrai-vos e exultai-vos, todos vós que quereis vos rebelar contra a lei...
porque grande é o sofrimento que vos espera e assim tereis de aprender a lição da obediência, pela qual ganhareis um grande galardão nos céus.

_________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------

PEGADAS NA AREIA

"Certa noite  tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e que, através do céu, projetavam-se cenas de minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou, diante de mim olhei para trás, para s pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho de minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Percebi, também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me realmente e então, perguntei ao Senhor:
"Senhor, tu me disseste que se eu resolvesse te seguir, tu andarias sempre comigo, por todo o caminho. Notei, porém, que durante as maiores tribulações do meu viver, na areia dos caminhos da vida, havia apenas um par de pegadas. Não compreendo porque, nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste"
E o Senhor, respondeu-me:
"Meu precioso  filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas de tua provação, do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um paz de pegadas, foi porque nessas horas Eu te carrei em meus braços".

_____________________________________________________
---------------------------------------------------------------------

BONDADE E AMOR


Quem é bom, doa um pouco;
Quem ama vive para doar.

Quem é bom suporta ofensas;
Quem ama, esquece.

Quem é bom, compadece-se;
Quem ama, ajuda.

Quem é bom, sorri;
Quem ama, faz sorrir.

Quem é bom, começa e acaba;
Quem ama, começa para acabar.

Quem é bom, faz o que pode;
Quem ama, faz o impossível.

Quem é bom, ajuda quem está perto;
Quem ama, sempre está perto para ajudar.

Quem é bom, mede sua ajuda;
Quem ama, ajuda sem medir.

_______________________________________________________
______________________________________________________
Conheça o meu outro Blog:
http://raykorthizoperez7g.blogspot.com

Conheça meu site:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/raykorthizo

Minha página no FBook:
http://www.facebook.com/raykorthizo.perez.
___________________________________________________
___________________________________________________
Agradeço a sua visita que é imprescindível  e de suma importância. Deixe o seu comentário que ele é muito valioso. Obrigado pela gentileza da visita, volte sempre.